Deserto O Melhor Lugar Para Estar...

Jesus-deserto

Trememos só de pensar em deserto, quando alguém nos diz que está no deserto, ou fazemos cara de desespero, ou então ouvimos o grito silencioso de nossa alma dizendo: “Ainda bem que é Ele" ou “não sei o que eu faria se fosse eu”!
Temos essa reação pelo fato de conhecermos bem as características de um deserto; sabemos que não é um lugar muito agradável; lugar onde o sol é muito quente, capaz de matar de cede, animais cujas ossadas encontramos no caminho, onde as noites são frias, na verdade quase gélidas, e as tempestades de areia assustam mais do que as tempestades em alto mar, lugar onde  a solidão é nossa maior companheira e nossos  pensamentos falam mais alto do que a  nossa voz. Fala sério!!!!!!

Como pode alguém achar que o deserto é um bom lugar para se estar... Isso se da porque nos concentramos no que vivemos no deserto, em o quanto ele é quente e solitário, mas não nos focamos no que ele produz.

No evangelho de Mateus capítulo 4, encontramos o relato de que Jesus foi levado para o deserto pelo Espírito (Espirito Deus), então pense… Conduziria-nos o Senhor para um lugar tão ruim, afim de nos humilhar, maltratar, ferir, nos fazer perder a fé em tudo, inclusive Nele próprio? Não! Obviamente que não.

Quando lemos Mateus 4 precisamos ter um olhar mais apurado. Na verdade o  propósito de Deus no deserto, com todos os seus elementos, fome, calor, tentações, etc.… Erá fortalecer o homem (Jesus) para tudo que viria a seguir.
O deserto foi uma experiência difícil na vida de Jesus, lá Ele provou quem Ele era e para o que Ele veio. Ao sair dele foi reconhecido como mestre pelas pessoas e depois do deserto reuniu os seus discípulos. 
A experiência do deserto foi tão intensa e enriquecedora para Jesus que Ele voltou lá outras vezes.

Veja os textos a seguir:
Mateus 14:13 - Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um, lugar deserto, ã parte; e quando as multidões o souberam, seguiram-no a pé desde as cidades.
Marcos 1:35 - De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.
Marcos 6:31 - Ao que ele lhes disse: Vinde vós, a parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer.
Marcos 6:32 - Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, ã parte.
Lucas 15:4 - Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?
João 11:54 -  De sorte que Jesus já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a região vizinha ao deserto, a uma cidade chamada Efraim; e ali demorou com os seus discípulos.

Nos textos acima Jesus nos ensina algumas coisas sobre o deserto que as vezes ignoramos, por exemplo: 

Em Mateus 14:13 - Jesus nos ensina que o deserto é o melhor lugar pra tratar as multidões,pois lá elas estão á total dependência de Deus.

Em Marcos 1:35 - Ele nos ensina que o deserto é o melhor lugar para orar, longe das apreciações humanas, das pressões e correria do dia a dia.

Em Mateus 6:31 - Ele diz que o deserto é o melhor lugar de descanso, as vezes quando nos tornamos obcecados pelo, trabalho, sucesso, reconhecimento, Ele nos leva ao deserto, não com o intuito de nos punir, mais de nos oferecer o descanso necessários para que possamos prosseguir com saúde.

Em Lucas 15:4 - Aprendemos que o deserto também pode ser lugar de segurança para as ovelhas,o texto não diz deixa as ovelhas no “aprisco” como geralmente se prega mas no deserto.

Em João 11:54 - Temos uma lição preciosa sobre o deserto, existem horas na vida profissional, ministerial, sentimental em que estamos no auge, somos aclamados, reverenciados e corremos o serio risco de sermos corrompidos, quando os holofotes estão sobre nós é o melhor momento para voltar ao deserto e manter o que de fato importa: Não o reconhecimento, aplausos, dinheiro, poder, prestigio, etc... E sim nossa comunhão com Deus!

Pr. Reinaldo Silva

2 comentários:

Pr.Dantas disse...

Meu amado pastor, que ministração me fez fortalecer mais na fé, e saber que não estou sozinho no deserto.

Douglas disse...

Ola pastor, meu novo trabalho me retirou do meu meio religioso, me sinto no deserto pois viajo o brasil e em todos lugares me sinto só , nem a Deus quero recorrer as vezes, mas suas palavras me disseram algo que devo estar sendo provado, e afastado dos alofotes do reconhecimento e devo provar quem sou e pra que vim, obrigado!

Twitter Facebook Orkut